quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Intolerância Religiosa nos EUA!

Bom galera, a novidade nos EUA, além dos bilhões de dólares que Obama irá injetar na economia americana para estimular a volta do crescimento é o caso mais recente de um Pastor Evangélico norte-americano chamado Terry Jones que está promovendo uma campanha e ameaçando queimar 200 alcorões, o livro sagrado dos Mulçumanos.

Este caso despertou a atenção das mais diversas autoridades americanas, desde o Secretário de Segurança, a Interpol, e o Presidente Obama pedindo que o pastor reconsiderasse, pois este ato, poderia desencadear uma série de atentados não só nos EUA, mas em locais onde soldados americanos estão presentes.


O caso merece destaque pela Intolerância religiosa sobre este fato. Se fala muito em fundamentalismo religioso islâmico por praticarem atos de terrorismo, ora, e essas declarações do pastor, a queima do livro sagrado dos mulçumanos, não é uma atitude fundamentalista também?


É interessante, e vale aqui destacar, que este termo "fundamentalismo", foi um termo criado pelos próprios evangélicos norte-americanos (religião predominante nos EUA) para designar e consolidar a prática religiosa evangélica entre seus seguidores nos Estados Unidos (Séc. XIX e XX), e o termo "fundamentalismo" não denotava algo negativo, ruim, pelo contrário, era um termo utilizado para reforçar os valores cristãos, algo positivo, mas agora, este termo é utilizado para passar uma idéia negativa, radical e terrorista de grupos islâmicos.


Vale a pena aprofundar os estudos sobre o tema.


Saudações,


Prof. Pedro Siqueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário