terça-feira, 9 de novembro de 2010

O outro lado da notícia.....


Bom pessoal, a bola da vez agora é o ENEM. Realmente merece destaque, uma vez que, unificou-se o processo seletivo de ingresso às Universidades brasileiras e milhões de estudantes brasileiros estão fazendo a mesma prova.


Realmente é muito chato que problemas tenham ocorrido no exame de 2009 e agora em 2010. Desta vez, pelo que parece, não foi fraude, e sim, falhas na reprografia das provas. A Polícia Federal está investigando.


E aí rola aquela dúvida, a prova será anulada, os alunos terão que novamente viver aquele stress de vestibular e fazer tudo novamente? Realmente, é uma chateação muito grande e é bem possível que tenham que fazer uma nova prova.


Mas cabe aqui destacar, um outro aspecto das notícias negativas sobre o ENEM. Existe o lado político desta história e que os grandes veículos de comunicação tentam deslegitimar o novo sistema, na verdade, o que mais incomoda, é em relação aos conteúdos das provas do ENEM.


Nas Ciências Humanas, por exemplo, são questões extremamente atuais. São abordados temas sociais, como: Concentração de terra, igualdade étnica e racial, direito à terra dos indígenas, meio ambiente, as grandes potências mundiais, com destaque aos países do BRIC, sistema capitalista, concentração de renda, desigualdades sociais, enfim, a Sociologia e os temas da Atualidade ganham grande importância em provas como essa, uma vez que, a humanização do conhecimento torna-se cada vez mais consolidada no Ensino Médio.


Os cursinhos, terão que se readequar. Os professores terão que reformular sua forma de ensinar e transmitir os conteúdos. As escolas terão que reestruturar a parte pedagógica e adequar novas disciplinas na grade currícular dos alunos, como, por exemplo, "História da África" que será disciplina obrigatória no Ensino Médio a partir do ano que vem.


Enfim caros e caras estudantes, não desanimem! Confesso que fiquei muito feliz, quando meus alunos do Pré-Vestibular vieram me procurar agradecendo, pois, muitos temas da atualidade que vimos em sala de aula caíram na prova. O ENEM é uma conquista da sociedade brasileira e que por muitos anos foi pauta de reivindicações do movimento estudantil brasileiro. Os contratempos que ocorreram agora, são apenas, problemas de ordem técnica e burocrática que certamente nos próximos anos serão aperfeiçoados e corrigidos pelo governo federal!


Viva o ENEM!!!


Abraços,


Prof. Pedro Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário