sábado, 7 de agosto de 2010

Análise do debate entre os presidenciáveis na BAND...



Olá gente. Primeiramente gostaria de me desculpar pelo envio atrasado da minha avaliação sobre o debate.





Bom, eu assisti todo o debate. Achei que o debate foi bom e muito respeitoso. Não teve baixarias nem ofensas. Realmente os candidatos buscaram apresentar propostas ao país. Irei analisar os quatro participantes no debate:





Plínio de Arruda/PSOL: Apresentou ao país um modelo diferente. Um projeto político alternativo. Manteve o discurso da igualdade do início ao fim do debate. Falava em nome dos pobres e dos movimentos sociais. Um pouco contraditório ao apresentar a forma como o seu partido pretende construir essa alternativa, uma vez que, a República Federativa do Brasil é composta por uma diversidade de partidos políticos, de direita e de esquerda, e cabe lembrar que o Brasil não é governado somente pelo Executivo, existem outros poderes, o Legislativo e Judiciário.





Marina Silva/PV: Foi bem no debate. Falou com bastante desenvoltura. Compartilhou idéias e projetos com a candidata Dilma, até porque a mesma foi ex-ministra do Governo Lula e ex-petista. Fez o debate do desenvolvimento sustentável dentro do modelo capitalista.





José Serra/PSDB: Se esforçou bastante, procurava falar com entusiasmo, e apresentava propostas mirabolantes. Falou de ações do seu governo paulista e de quando foi Ministro do governo FHC. Que eu me lembre, citou uma única vez o nome de FHC (ex-presidente do Brasil), ou seja, fica nítido a vergonha e o medo de atrelar o seu nome ao fracassado governo FHC. Não ofendeu a Dilma, mas falou várias mentiras, como, por exemplo, o caso das Apaes, pois o MEC repassou as Apaes 293 milhões de reais só em 2010 durante o governo Lula. A minha avaliação é que o tucano Serra está bem desesperado pelos resultados das últimas pesquisas!





Dilma Rousseff/PT: Na minha avaliação foi a melhor do debate. Foi o seu primeiro debate ao vivo na televisão e não é fácil, mas Dilma superou bem as dificuldades. Os gaguejos são típicos da Ministra. Quem acompanha a Ministra, sabe como é a sua desenvoltura na fala, é bom a gente se acustumar, pois a mesma não se chama Lula. Tive a impressão que ela buscou "administrar" o debate, pois segundo a última pesquisa Dilma já aparece com uma diferença de 10% em relação ao tucano Serra.





Ela não ficou atrelando o Serra ao FHC, assim como não ficou utilizando o Lula como escudo. Compartilho com a mesma avaliação do Brizola Neto ao afirmar que Dilma teve a oportunidade de liquidar o tucano quando o mesmo foi perguntado sobre as privatizações, e ele se enrolou todo e mentiu mais uma vez. Mas Dilma não fez isso, "administrou" a diferença. Acredito que Dilma deva ser mais incisiva nos próximos debates, pois tenho dúvidas se o Serra manterá esta mesma linha nos próximos debates, se manter, é melhor pra Dilma, se resolver atacar, será pior para ele, pois Dilma tem todas as ferramentas e munições a disposição para contra atacá-lo. Vamos aguardar.



Abraços,

Prof. Pedro Siqueira.

Um comentário:

  1. Concordo com você quando diz que é bom a gente se acostumar com a ausência de Lula nos debates para presidente. Com certeza se ele estivesse no lugar de Dilma iria deixar Serra em uma situação bastante difícil.
    Serra tem um discurso remendado e extremamente falso como o seu sorriso.
    Não se pode acreditar que a candidatura do PSDB e DEM apoia o PROUNI quando o próprio DEM entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade contra o programa no STF, tampouco quando o Serra diz que é a favor do Bolsa Família, quando o presidente do PSDB, na época Tasso Jereissati, chamou várias vezes o Bolsa Família de progama assistencialista. Niguém engole aquela cena do fim do debate em que Serra, sem contexto algum que justificasse, repetiu pela enésima vez na campanha que é uma pessoa de origem pobre. Ou seja, seria fácil para Lula com toda sua habilidade desestabilizar Serra.
    Acho que Dilma estava visivelmente nervosa e sentiu o peso do primeiro debate da sua vida como candidata, acredito que ela não conseguia passar as informações que desejava, sempre se confundindo com os próprios dados, mas nada que vá influenciar negativamente para a campanha, considerando que o debate da BAND foi pouco repercutido, até pelo fato de ser o primeiro e anterior ao início da propaganda eleitora na TV, ainda teve o jogo da Libertadores para dividir a audiência.kkkkkkk
    Quanto a Marina, acho que ela apresentou uma desenvoltura positiva, como era de se esperar, mas com o detalhe de que ela assumiu uma postura de defesa ao governo Lula o que, por tabela, acabou ajudando Dilma.
    Em relação a participação do Plínio, acho que ele de forma bastante competente conquistou em poucos minutos um espaço na campanha que ele não tinha, até então, fato que com certeza vai viabilizar sua participação nos próximos debates, além de trazer ao debate temas pertinentes.

    Valeu Pedro!
    Abraço!

    ResponderExcluir